22.1.07

Jogo de palavras

Trabalhar com as palavras é fascinante. Lembro-me do filme Caramuru quando a índia fica brincando com o português sobre a nossa gostosa manga e a manga da camisa dele.
Também me lembro da época que, vinda da informática, iniciei o meu contato com a área educacional. Para mim, rede era de computadores, ou, no máximo, rede de balançar. Concordava quando diziam que a rede não prestava, mas só descobri depois de algum tempo que se referiam à rede pública de ensino e que eu estava falando da rede de computadores. O tempo passou, mas as redes continuam sem funcionar direito.
Tive outra experiência dessas quando minha professora de pintura em madeira me pediu para levar guardanapos e levei um pacote desses comuns. Que mico! Era para levar guardanapo pintado, desenhado, pois seria colocado na tampa de uma caixa. A mesma palavra, o mesmo objeto, só que com significados diferentes para mundos diferentes.
E se pensarmos nas cadeias de associação de palavras quando ouvimos, por exemplo, a palavra amor, ou saudade, ou desejo, ou tesão. Cada um de nós vai pensar e sentir de uma forma diferente, única, singular. Por isso, um texto sempre dependerá da posse de seu leitor.

Um comentário:

Anônimo disse...

é realmente fascinante.