7.2.07

Mulher macho?

Tenho lido muito sobre mulheres. Estou começando meu trabalho de pesquisa sobre as mulheres pernambucanas. Quero saber o que sentem e o que pensam sobre o fato de terem nascido fêmeas e terem aprendido o que é ser uma mulher, em diferentes locais e em tempos de vida também diferentes.
Fiquei pensando sobre o que teria me motivado a buscar essas respostas e me lembrei de uma história contada pela minha mãe (Freud explica, claro).
Tive uma tataravó, moradora do interior pernambucano, que descobriu que seu marido estava tendo um caso amoroso com uma moça da região. Mandou seus capangas pegarem a tal amante, fez uma mistura com ervas, sal e pimenta e colocou tudo isso na periquita da mulher. Depois cortou os cabelos dela para que todos soubessem que era uma mulher sem-vergonha.
Foi denunciada na delegacia e quando chegou a intimação mandou meu tataravô ir até lá resolver a questão.
Durante muito tempo essa história foi contada com orgulho, pois demonstrava a força e a coragem das mulheres de nossa família. Será?

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Maria, sobre mulheres "macho" que cuidam sozinhas de sua família, que tem a garra de continuar em frente, apesar dos imensos desafios, de mulheres que enfrentam duras jornadas pelos filhos e por elas mesmas falaríamos horas e horas. Mas, o que eu mais gosto nessa mensagem é essa foto, (onde fica essa casinh) ele me transmite uma paz muito grande, frente a esse momento tão difícil e assustador que enfrentamos. Uma coisa tão fácil de conseguir e buscamos a paz promovendo desordens. Ainda não entendemos nada, infelizmente.
Beijo grande,
Maria

Unknown disse...

Essa casinha realmente me chama a atenção. Essas flores... ah! meu Deus. Que vontade de viver em um mudno de sossego. Acho que vou para Pasárgada lá sou amiga do rei.
Maria