12.2.07

Apocalipse?

Meu filho veio fazer uma entrevista para a escola e me perguntou qual tinha sido a notícia que mais havia saído na mídia durante a semana. Lembrei-me do caso do menino que foi arrastado por bandidos. Minha filha lembrou-se dos 100 anos do Frevo. Meu outro filho lembrou-se do relatório sobre o caos que a humanidade instalou no meio ambiente.
À noite um programa de televisão trouxe o caso do menino, mais uma vez, exibindo entrevista com seus pais.
Fiquei pensando que estamos prestes a assistir a morte de milhões de pessoas por fome, sede, inundações, terremotos, furacões e tsunamis e quase não refletimos sobre isso. O que nos afasta deste fato? Medo, negação, alienação, descompromisso? Por que a morte de uma única pessoa nos comove mais do que a morte de milhões? Não pude deixar de perceber a importância da mídia na manipulação de nossas percepções de mundo. Mas acredito que há o fato de nos perdermos na massa e nos identificarmos com a singularidade. Também fica mais fácil culpar o bandido pela morte da criança do que nos responsabilizarmos pela destruição do planeta e pela morte de seres vivos.
O Apocalipse chegou não porque estamos sendo castigados pelos deuses mas porque não respeitamos a natureza. Triste, não?

Nenhum comentário: