15.5.08

Ciclos Repetitivos

Às vezes temos a ilusão de que se mudarmos os móveis de lugar, mudaremos de casa; se mudarmos de namorado, transformaremos nossos relacionamentos amorosos; se mudarmos de emprego, faremos sucesso no trabalho. Todas essas mudanças dizem respeito ao que está fora, não fazem transformações no interior da pessoa que está buscando por coisas novas. Precisamos aprender que as verdadeiras e profundas transformações acontecem dentro de nós mesmos. Não adianta trocar de namorado e continuar a repetir o mesmo comportamento, pois o fim da nova história de amor será inevitável; não adianta trocar de emprego e trabalhar até tarde todos os dias, como no emprego anterior, porque daqui a um tempo as novas atividades também serão um peso.
É tão mais fácil projetar para fora de nós as coisas que nos incomodam. O complicado, porque nos clama a responsabilidade pelos roteiros de nossas vidas, é enxergar que precisamos mudar por dentro se queremos que coisas diferentes aconteçam. Se isso não ocorrer, continuaremos repetindo os mesmos ciclos, as mesmas histórias pela vida afora.
Talvez, um período de solidão seja necessário para que possamos descobrir quem somos de verdade. O que queremos da vida? Em que trabalho gostaríamos de nos engajar para que a vida fizesse sentido? Como sonhamos com nosso cotidiano? Que características deve ter nosso Príncipe Encantado? Depois, sim, de conhecermos a nós mesmos, poderemos sair para o mundo e mostrarmos a nossa verdadeira face porque agora ela terá a cara de nossa Alma.

Nenhum comentário: