27.5.08

Tim! Tim!

Há 20 anos comprava meu apartamento, financiado pela Caixa Econômica Federal. Meu Deus! Como o tempo voou! Parece que foi ontem que sonhei o sonho de ter a casa própria. Estava grávida, meu marido viajava e fui, com minha mãe, correr apartamentos pelo bairro que sempre fora minha paixão, cheio de árvores e pássaros.
Ao entrar na sala, vi, através da varanda, a copa de uma linda mangueira. Apaixonei-me na hora. Meu coração me disse que aquele seria o meu lar. Só que esse sonho seria impossível. Era caríssimo, o prédio tinha piscina, sauna, parque infantil, sala de computadores. O apartamento tinha até banheira de hidromassagem. Tudo isso era muito além de minha capacidade financeira. Mas, Pessoa já me ensinava que o Universo conspira a nosso favor e, com a ajuda da família, o sonho foi realizado.
Mudei sem armários, o freezer era onde guardavas as toalhas de mesa, sem cortinas, sem piso, sem móveis. O som das vozes ecoava pelo vazio da sala. Arrumei, apenas, o quarto do bebê, lindo, lindo, todo verdinho.
Àquela época, tracei o roteiro de minha vida: teria o bebê, faria mestrado em Ciência da Computação, iria para doutorado na Inglaterra, voltaria para a universidade, seria pesquisadora. O marido topou tudo. E a vida me levou por outros caminhos: tive meu bebê, abandonei o mestrado, não fiz o doutorado, o marido me deixou.
Novas possibilidades me conduziram para outros lugares, outras pessoas. Hoje quitei meu apartamento. Muitos me ajudaram a realizar o sonho. Ergo a taça de champanhe em gratidão a todos eles. Reverencio meus filhos, pois nosso lar é a extensão do meu útero, um local seguro e aconchegante para amar. Brindo, sozinha, a mim, por ter tido a coragem de sonhar e de realizar. Tim! Tim!

Nenhum comentário: