15.5.07

Levanta

- Levanta, filho! Já tá na hora da escola.
Mais um dia, mais uma tortura na escola. Fica difícil sair da cama desse jeito. Não é que eu não goste de escola. Até que gosto. Tem umas aulas bem legais, educação física, teatro; tem o recreio. Nem lancho para não perder tempo de brincar. Agora as aulas de matemática e os textos de português são um saco. Meus olhos querem ficar fechadinhos, minha cama tá tão gostosa.
- Ainda não levantou?!!! Quer chegar atrasado? Você está bem grandinho para eu precisar ficar pegando no seu pé com a hora da escola. Pode assumir suas responsabilidades. Na minha época eu não tinha quem ficasse me pajeando. Era o cinturão logo.
Lá vem o mesmo blá-blá-blá. Será que ela não vê que eu prefiro ficar aqui, dormir mais, ver tv, jogar no computador, falar com a galera. Não é possível que a vida seja só isso. E ainda vou ter que decorar as capitanias hereditárias, todos os nomes dos ossos do corpo humano e o sistema digestivo da minhoca. É mole? Desse jeito meu cérebro vai ficar esgotado logo. Não tem jeito, ela não vai me deixar em paz.
Leite com Nescau, pão com queijo, suco de vampiro. Criança tem que ficar forte. Banheiro, escovar dente, banho, pentear cabelo. Vida de robô. Para a direita, para a esquerda, pegue a bolsa, siga em frente, marche para aula.
- E aí, pirralho. Hoje no recreio tem ralação.
Ainda essa, ter que enfrentar esses tabacudos grandalhões que querem torturar os menores só pra ver se ficam mais poderosos.
- Acorda, pessoal. Até parece que vocês não gostam de vir assistir aula. Na minha época eu adorava ir para a escola. Aprendia tudo, entendia o mundo. Não tinha nenhum outro lugar com mais informações. Os professores eram verdadeiros mestres. Hoje os alunos não respeitam mais a gente.
Será que tinha internet? E tv a cabo? Discovery? Eles locavam filmes? E livrarias, cds, mp3? Ouvi falar que já existiam gibis. Fica difícil acreditar que meus pais e meus professores foram crianças, melaram-se de lama, tomaram banho de chuva, comeram brigadeiro de colher. Do jeito que falam parece que adoravam fazer tarefa de casa e que só viviam para estudar. Ai, hoje tenho aula de inglês, judô e futsal. Amanhã, alemão, psicóloga. Quando é que vou ter um tempinho para mim?
- Não está prestando atenção ao que falo. Mais uma vez no mundo da lua. Assim nunca será alguém quando crescer. Para a diretoria. Não sei mais o que fazer com você. É uma falta de respeito comigo. Fico aqui me esforçando, dando o meu sangue para você aprender e você não quer nada com a vida. Temos que chamar seus pais para que saibam que estão jogando dinheiro fora. Se continuar assim, não vai nem passar de ano.
Bem que eu podia me clonar. Um eu ia para a diretoria. Outro eu ficava decorando essas baboseiras e só tirando dez. Um ia para as aulas do turno da manhã, as chatas, e uma cópia para as da tarde. O que euzinho mesmo ia escolher para fazer? Esse negócio de clonagem não é tão simples assim, véio. Não ia querer um outro eu dando beijo na boca de ....
- Vou convocar seus pais para uma reunião. Acho que teremos que fazer alguns exames em você. Isso não é normal. Provavelmente tem défict de atenção. Também não pára quieto. Claro que vamos ver que você é hiperativo. Não precisa nem fazer teste, pois tá na cara. Não consegue ficar quieto. Muitos exames, muita medicação. Quero só ver se não vamos dar um jeito nessa situação. Vá, vá, que é hora do recreio e tenho que falar com seus professores.
Ufa! Ainda bem que acabou o sermão. Será que vai dar tempo de pegar a bola? Depois um refresco na aula de educação física. Professor legal, o cara. Sabe respeitar o ritmo da gente. Não fica me dando bronca porque corro muito. Até me elogia porque tô sempre ligado em todas as jogadas. Gooooooooooooooooooool. Valeu. Alguém pode ter, como é mesmo o nome, déficit de atenção, só para algumas coisas?
- O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Tão vendo aqui?
- Professor, para que é que eu preciso aprender isso? Onde vou usar na minha vida?
- Ah! Você não está vendo agora a utilidade, mas quando você estiver na faculdade você vai ver como foi importante ter aprendido isso bem direitinho. E na sua vida profissional, então?
- Mas, professor, quero trabalhar com mergulho no fundo do mar. Vou precisar disso para quê?
Que bom que perguntaram sobre para que aprender tanta baboseira! E foi o aluno mais cdf da turma. Se fosse eu, tava ferrado. Também fico querendo saber para que todo esse volume de informação sem sentido nenhum. Tá acontecendo uma invasão de um país por outro e a gente nem fala aqui. Minha mãe vive comentando sobre a importância de uma alimentação natural, sem transgênicos – que droga é isso? -, sem agrotóxicos e nem aprendemos como comprar comida. E deixar um pedaço da gente nas tais de células-tronco? Será que vou poder ficar bem jovem quando estiver velho e chato? Vai dar para curar a chatice?
- Prestem bem atenção porque esse assunto vai cair na prova. Anotem tudo nos cadernos. O nosso clima é ..., nossa população tem ... habitantes. Depois não digam que não avisei e errem um numerozinho sequer que boto zero. A gente já dá tudo mastigado e vocês não querem nada com a vida.
Será que o mundo vai acabar mesmo? Moro bem junto da praia e basta uma ondinha para deixar todo mundo afogado e morto. Tenho medo da morte; não faço idéia do que vem lá. Também não gosto de pensar sobre como nasci e onde estava antes de vir para a Terra. E os extraterrestres existem mesmo? Para que gastar tanto dinheiro com pesquisas sobre alienígenas com tanta gente morrendo de fome? Não era melhor comprar comida para os pobres?
- No feudalismo tinha o senhor feudal que era o dono das terras, do feudo...
Os usineiros eram senhores feudais? E os latifundiários? Por que ainda existem sem-terra no país da gente se ele é um dos maiores do mundo e tem tanta terra abandonada? Depois minha mãe quer que eu divida meu saco de pipoca com meu irmão pequeno. Tá ruim, hein? Os adultos não dividem nada e ficam querendo forçar a gente a dividir o pouquinho que a gente tem.
- Nosso sistema reprodutor é bem complexo. No homem ... Na mulher ... O espermatozóide se encontra com o óvulo...
Como é que se transa? Como é que vou tirar a calcinha dela? E se meu pau não ficar duro? Se na hora eu falhar? Por que não conversam sobre isso com a gente? Já fiquei com tanto medo que minha mão caísse por causa de mulher pelada em revista.
- Agora vamos fazer uma análise morfo-sintática nesta frase: “Eu francamente já não quero nem saber, de quem não vai porque tem medo de sofrer”. Quantos períodos temos aqui?
Pô! E aquela música que fala sobre o medo? Do caralho! Quem será que disse isso, medo de sofrer?! Também tenho, porra. Medo de não conquistar ..., medo que meus pais se separem depois de tantas brigas, medo de pagar mico, medo de falar pra turma toda e ficar fazendo papel de ‘não sei’. É medo que só.
- Não se esqueçam de fazer a tarefa de casa, da página ... até a página ..., letras de (a) a (j), na questão 9. Anotaram tudo na agenda? Cuidado com as bancas! Vocês já saem derrubando tudo. Estes meninos não têm educação. Sobra pra gente dar até educação doméstica. Também, com mãe trabalhando o dia todo e pai só pensando em ganhar dinheiro!!! Não sei onde esse mundo vai parar.
Fim por hoje. Graças a Deus. Tem hora que penso que vou endoidar. A cada tempinho, trim-trim, troca de caderno, troca de livro, troca de assunto, troca de professor, só falta trocar de cabeça. O juízo já se perdeu. Por que minhas pernas, meus braços, meu corpo todo não pode seguir meus pensamentos e, se é para falar de parte do corpo também, meu coração? Quando é que vou ser livre? Quando é que vou ser dono de mim?

Nenhum comentário: