11.1.10







Ler Clarice é sempre um mistério: você nunca sabe para onde ela a vai levar. Ontem, antes de dormir, li um conto dela sobre um relógio. Muito doido. E, aí, ela me capturou. Fiquei embolando na cama, sem conseguir pegar mais no sono. O que seria, para mim, Sveglia?
Deitar na cama com os filhos, tomar banho de mar, beijar na boca, ler um bom livro, ouvir boa música, cuidar de jardim, tomar coca-cola, de garrafa, bem gelada, comer brigadeiro com pipoca, vestir uma camiseta de puro algodão com um short bem confortável e calçar havaianas, tudo isso é Sveglia. Achei a palavra inglesa it para ser um sinônimo possível para o novo conceito que esta bruxa das palavras me apresentava. Depois pensei que poderia ser Tao. Conclui que Sveglia simplesmente se traduz por É. Adorei isso.
Agora estou me lembrando dos inúmeros poemas de Fernando Pessoa que abordam o quanto é absurdo tentarmos explicar tudo porque o essencial não se explica, o essencial É. Acho que Clarice também capturou essa idéia, também viveu essa experiência mágica. Coisa de seres iluminados.
Depois, consegui dormir e sonhei muito. Acordei com meu celular tocando. Eram os meus filhos, amados filhos, que chegavam da casa do meu primeiro ex-marido, pai de minha filha. Não os via desde o ano passado e já estava fraquinha, fraquinha, desejando muito poder beijá-los, abraçá-los, com todo o carinho guardado durante este período de afastamento e de sofrimento para mim. Fui fazer o nosso famoso leite e ficamos conversando na cozinha até de madrugada.
Quando eles vão retornando ao lar, ainda falta minha filha, meus olhos voltam a brilhar, meu coração se aquece, minha vida volta a ser completa. Coisa de mãe. Sei que irão voar, cada vez mais alto e para mais longe, e os apoiarei a cada vôo. Mas não posso negar que ao lado deles, dos três juntos, sou muito mais feliz.

2 comentários:

Isabel Leite disse...

Oie, eu queria saber qual o nome desse conto da clarice...

Beijos

Unknown disse...

Lindo texto! Linda Mãe! Aff que chega me emocionei. Um forte abraço.

Taciana Estevam