24.6.11














São João. Nordeste em festa. É fogueira, bandeirinhas e balões por todo canto. Fogos pipocam e iluminam o céu estrelado. Traque de massa, vulcão, bomba de fazer zoada, estrelinha. Canjica, pamonha, milho assado na brasa da fogueira, milho cozido, bolos, doces, vinho. Forró, do legítimo, com a sanfona colocando todo mundo num êxtase de alegria. Forró se dança agarradinho, dando cheiro no cangote do amor. Chapéu de palha, roupa de xadrez, fitas e laços. Mulher bonita, homem arrumado. Para completar, uma quadrilha improvisada, juntando os matutos numa roda só. Olha o serrote, olha a chuva, choveu, preparar para o passeio na roça, balancê, anarriê. O noivo quer fugir do casamento, o padre não sabe o que faz, o delegado coloca ordem e a noiva não fica a ver navios com seu bucho de grávida e sua fama de mulher falada.

Eita, tradição linda que não pode acabar! Meus pais já se foram, os filhos cresceram e cada um tem seus compromissos, mas fiz questão de enfeitar a casa, montar a mesa, soltar vulcão, comprar canjica e todos os outros quitutes juninos. Minha irmã viajou para o Rio de Janeiro, meu irmão está em Petrolina. Senti saudades da época em que estávamos todos juntos comemorando o São João do interior. Cheiro de fumaça, perfume de fogos. Lagoa dos Gatos me parece tão distante. Apesar de não ter sido como eu desejava, mantive a tradição. Dancei forró com meu amor, aproveitei com nossas famílias, show do Mestre Gonzagão na tela da TV. O momento de ver o vulcão subir, iluminando meu pedaço de céu, trouxe-me lágrimas de saudade.
Gonzagão, Sala de Reboco, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Dominguinhos, Sivuca, e tantos outros, estiveram cantando em minha sala. De repente, um som muito familiar, guardado nas lembranças de minha infância chegou forte e fiquei atordoada, perdendo-me no tempo e no espaço. Convidei a comadre Sebastiana... A, E, I, O, U e Psilone. Meu pai adorava cantar esta música e nos convidava para o coro. Que idade tenho? Onde estou?Adormeci entre a criança e a mulher que habitam em mim.

Nenhum comentário: