26.7.13


A Conferência Livre de Meio Ambiente de Lagoa dos Gatos aconteceu no dia 15 de julho de 2013, das 8h às 13h, na sede da Caleidoscópio Editora, no Alto do Tambor, zona rural do município pernambucano.
A ideia da realização do encontro surgiu do nosso compromisso com a preservação do meio ambiente natural e com a qualidade de vida dos lagoagatenses, pois compartilhamos as ideias do Cacique de Seattle - tudo está conectado - e seguimos os princípios da Carta da Terra - que nos mostra que a Terra é um organismo vivo, nossa Pachamama.
Como o Poder Público não iria conseguir realizar a conferência oficial, mobilizamos os diversos setores da sociedade e, de forma totalmente compartilhada, planejamos e executamos este momento de celebração, reflexão e construção de propostas para o desenvolvimento sustentável da Lagoa dos Gatos. Houve a participação do poder Executivo, do Legislativo, de professores, das igrejas, da banda municipal e uma parceria intensa com a Diretoria de Meio Ambiente do município que coordenou junto com a Caleidoscópio todo o evento.
Vieram crianças, jovens, adultos e idosos, todos trazendo alegria e esperança em seus corações. A palestra ficou sob a responsabilidade de Roberto Arrais, grande defensor das causas ambientais, que conduziu o trabalho de forma bastante participativa. Tivemos um intervalo para o lanche - cada um trouxe um pouco e a Secretaria de Educação também contribuiu - e para um momento cultural com o legítimo forró pé-de-serra, organizado por um vizinho da editora, e com o famoso arrasta-pé nordestino no terraço, cercado pelo verde das árvores, pelo canto dos pássaros, pelo coaxar dos sapos no laguinho e pela brisa fria que soprava, vinda dos montes que nos presenteavam com uma paisagem de tirar o fôlego. Em seguida o trabalho foi realizado em pequenos grupos para discussão dos quatro temas - Resíduos Sólidos, Geração de Emprego e Renda, Consumo Sustentável e Educação Ambiental - e para a construção das propostas a serem encaminhadas para o Ministério do Meio Ambiente. Voltamos para o grade grupo, houve a apresentação das propostas, mais sugestões dos participantes, e o encerramento com a aprovação do trabalho realizado por todos.
Foi um momento muito especial, pois vimos um sonho sendo realizado: o empoderamento popular acontecendo e o futuro da cidade tomando um novo rumo, com povo, empresários, poder público, de mãos dadas, co-responsabilizando-se pelo caminho a ser construído. Os vizinhos vieram e deram suas sugestões. O grupo de idosos participou ativamente. As crianças da Escola Antônio Monteiro - localizada na vizinhança da Caleidoscópio - nos ensinaram coisas lindas, sem nem saber que aquilo que era dito estava entre as mais novas descobertas da ciência. A Escola Cordeiro Filho trouxe uma delegação cheia de entusiasmo, inclusive com a presença de seu Diretor e de diversos professores e coordenadores. Tivemos representantes das Secretarias da Mulher e da Juventude, a própria secretária de Trabalho e Ação Social veio e deu sua contribuição, assim como o ex-prefeito do município, o pessoal do IPA e do Conselho Tutelar também marcou presença. Uma participação importante foi a da Catadora de Material Reciclável que apresentou seu trabalho e solicitou a colaboração de todos na separação dos resíduos - saiu de lá com várias sacolas cheias de material reciclável. Tinha até representação de quilombola e de associação rural! Contamos com 114 participantes (os dados oficiais da Conferência se encontram abaixo).
Muitas pessoas ainda defendem a ideia do crescimento a qualquer preço, mas seguimos a direção oposta: o desenvolvimento deve ser sustentável, construído com base na sabedoria de nossos ancestrais e em conexão harmoniosa com a natureza e os ciclos da vida. Não cremos num futuro pessimista, pois recebemos das crianças de Lagoa dos Gatos sementes de sabedoria que aqui compartilhamos:
- A gente não pode machucar uma árvore porque ela chora.
- As árvores conversam à noite: as folhas falam pelo vento e pelas raízes embaixo da terra.
Avatar!
Gaia, Pachamama, a Mãe Terra agradece.
Para Tudo, Namastê!
































































Conferência Nacional do Meio Ambiente - Conferência Livre

1. Dados do responsável pelo cadastro:
Nome: Patrícia Souza Dória de Vasconcellos
CPF: 375.755.624-00
Segmento: Setor Empresarial

2. Dados da Conferência:
Data de Realização: 15/07/2013
Local: Caleidoscópio Editora
UF: PE
Município: LAGOA DOS GATOS

3. Número de Participantes:
Sociedade Civil: 60
Poder Público: 27
Setor Empresarial: 2
Convidados: 0
Observadores: 0
Outros: 25

4. Ações

Eixo 1 - Produção e Consumo Sustentáveis - Prioridade 1 - Realizar campanha educativa de conscientização do meio ambiente, no que se refere ao consumismo e à produção sustentável.

Eixo 1 - Produção e Consumo Sustentáveis - Prioridade 2 - Apropriar-se do conceito de Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Eixo 1 - Produção e Consumo Sustentáveis - Prioridade 3 - Cultivar hortas comunitárias.

Eixo 1 - Produção e Consumo Sustentáveis - Prioridade 4 - Criar leis para regulamentar o consumo de agrotóxicos na área rural.

Eixo 1 - Produção e Consumo Sustentáveis - Prioridade 5 - Incentivar a logística reversa no comércio local.


Eixo 2 - Redução dos Impactos Ambientais - Prioridade 1 - Conscientizar a comunidade rural e urbana sobre a importância da coleta seletiva de materiais recicláveis.

Eixo 2 - Redução dos Impactos Ambientais - Prioridade 2 - Propiciar formação profissional (capacitação) para os catadores.

Eixo 2 - Redução dos Impactos Ambientais - Prioridade 3 - Criar postos de coleta em comunidades da zona rural.

Eixo 2 - Redução dos Impactos Ambientais - Prioridade 4 - Reaproveitar os resíduos orgânicos para compostagem (proposta dos idoso s).

Eixo 2 - Redução dos Impactos Ambientais - Prioridade 5 - Cuidar das águas (proposta das crianças).


Eixo 3 - Geração de Trabalho, Emprego e Renda - Prioridade 1 - Incentivar a formação de cooperativas/associações de catadores de material reciclável com as pessoas que já realizam este trabalho no município (em torno de 20 pessoas).

Eixo 3 - Geração de Trabalho, Emprego e Renda - Prioridade 2 - Apoiar as cooperativas de catadores, através de recursos públicos, para a construção/manutenção do espaço físico, equipamentos e qualificação profissional.

Eixo 3 - Geração de Trabalho, Emprego e Renda - Prioridade 3 - Buscar e formar parcerias com órgãos públicos e privados, ONGs e outras cooperativas.

Eixo 3 - Geração de Trabalho, Emprego e Renda - Prioridade 4 - Incentivar o artesanato com material reciclável, oferendo cursos de formação e de educação ambiental e promovendo o comércio através de uma Feira Municipal de Artesanato de Materiais Recicláveis.

Eixo 3 - Geração de Trabalho, Emprego e Renda - Prioridade 5 - Desburocratizar o acesso a recursos federais para financiamento de projetos das cooperativas e associações de catadores.


Eixo 4 - Educação Ambiental - Prioridade 1 - Criar a Brigada Jovem de Educação Ambiental, com capacitação de gestores ambientais.

Eixo 4 - Educação Ambiental - Prioridade 2 - Incentivar nas escolas competições/gincanas que tenham o meio ambiente como tema (o jardim mais bonito, a melhor horta, o aluno que mais arrecadar material reciclável).

Eixo 4 - Educação Ambiental - Prioridade 3 - Elaborar e efetivar projetos de infraestrutura ecológica nas escolas (reaproveitamento da água, energia solar, etc).

Eixo 4 - Educação Ambiental - Prioridade 4 - A3P e Agenda 21 nos órgãos públicos, com ampla campanha de educação ambiental para os funcionários e gestores.

Eixo 4 - Educação Ambiental - Prioridade 5 - Promover fóruns e audiências públicas que tenham como tema a Educação Ambiental para que exista articulação entre o poder público (executivo, legislativo e judiciário) e a população.

Nenhum comentário: