6.12.13

Ando tendo os experiências bem interessantes, bem explicadas pela física quântica, acho eu.
Hoje fui para uma escola em Lagoa dos Gatos, município do agreste pernambucano, onde tenho a editora Caleidoscópio, para que os alunos da turma de alfabetização me apresentassem um trabalho sobre o livro Trocando de Lugar. Todo o projeto foi desenvolvido por um professor que havia me visto contando histórias e resolveu levar meu mundo mágico para seus alunos.
Saí cedo de Recife, antes das seis da manhã, dirigi por quase três horas - minha filha me acompanhou - e chegamos dentro do horário combinado com o professor. Os alunos já estavam na sala de aula, havia um painel com personagens da história no quadro e, também, textos e desenhos dos alunos sobre o livro. O professor começou o Era uma vez e alunos contaram cada página da história. No momento do Simssalabim!! Bim!! Bimm! todos os alunos falaram em coro. Foi lindo!
Emocionei-me várias vezes, lágrimas encantaram meu momento, pois ver/ouvir as crianças de Lagoa dos Gatos - as que estão aprendendo a ler - contando as histórias que escrevo foi um daqueles presentes que o Sagrado nos envia para dar uma coragem extra, direcionando-nos para o caminho da Luz. Orgulho por um trabalho tão lindo e competente de toda a equipe da escola e a certeza de que o futuro será diferente para os que hoje estão tendo a oportunidade de uma vida escolar tão rica de experiências de letramento.
A educadora que há em mim ficou feliz. A escritora que também me habita ficou em êxtase ao perceber que sua dança das letras pode encantar crianças de lugares e tempos tão distantes da cama onde colocava seus filhos para dormir, ninando-os com histórias de boca. Ao meu lado, aquela que fora a primeira criança a ouvir os sussurros da minha imaginação e que se transformara numa linda mulher e hoje escreve sua própria história. Por um segundo não sabia se eu estava lá ou cá.
Nunca poderia imaginar que aqueles momentos mágicos, entre fraldas, mamadeiras e histórias, resultariam na magia que vivo agora. E é aí que surge a física quântica com suas teorias sobre a relatividade do espaço/tempo e do real/possível. Isso tudo é encantador. Cada pequena ação provoca conexões imprevisíveis. Resta-nos, apenas, a confiança da entrega aos caminhos segredados pelo coração.

Fotos: Gabriela Vasconcellos















 

Nenhum comentário: