17.6.10

Ainda sobre o filme Cartas para Julieta, há uma cena em que ela encontra um dos possíveis amados, olha-o bem dentro dos olhos e diz que aquele não é o homem que procura. Os que a acompanham lhe perguntam como sabe e ela responde que aquele não é o olhar que guardou em seu coração por cinquenta anos.
Em uma outra cena, os dois amantes se encontram pela primeira vez e a cena é lindíssima, de uma delicadeza enorme, quando os dois se fixam apenas no olhar. Belo, belo!
Emocionei-me com esses detalhes sutis do filme, pois já vivi momentos semelhantes, quando a boca emudecia, o corpo não podia falar o que sentia o coração, mas os olhos, ah! os olhos, estes revelavam todos os segredos que eu teimava em guardar.
Lembrei-me da música de Nana Caymmi que diz:

“Se queres saber
Se eu te amo ainda
Procura entender
A minha mágoa infinda
Olha bem nos meus olhos
Quando eu falo contigo
E vê quanta coisa
Eles dizem que eu não digo
O olhar de quem ama diz
O que o coração não quer
Nunca mais eu serei feliz
Enquanto vida eu tiver”

Os olhos, para sempre, a janela da alma.

Nenhum comentário: