13.11.06

Trocando de Lugar

Era uma vez um peixinho muito lindo e brilhante que vivia no fundo de um mar de águas muito limpas e transparentes, tão transparentes que dava para ver o céu, a lua, o sol, as estrelas e os pássaros a voarem.
Então, o peixinho ficou com muita vontade de saber como era a vida lá no céu e todo dia dizia:
- Ah! Como eu queria ser um pássaro para poder ver a lua de perto, sentir o vento batendo no meu rosto e ser livre para conhecer outros lugares.
Perto da praia, vivia um lindo passarinho amarelo que voava de um lado para o outro do mar e ficava encantado com a vida que existia no fundo dele. Eram tantos peixinhos, plantas e animaizinhos diferentes que ele vivia dizendo:
- Ah! Como eu queria ser um peixinho para poder ver a vida do fundo do mar bem de perto e conhecer todas aquelas criaturinhas interessantes.
Numa noite de lua cheia, diante de pedidos tão insistentes, uma linda fada resolveu realizar os desejos dos dois animais. Chamou-os e disse:
- Vou atender os pedidos de vocês dois. Você, lindo peixinho brilhante, viverá por um dia no corpo do lindo passarinho amarelo. E você, lindo pássaro amarelo, viverá por um dia no corpo do lindo peixinho brilhante. Amanhã, nessa mesma hora, nesse mesmo lugar, estaremos aqui reunidos e cada um de vocês voltará a ser o que era.
Os dois ficaram radiantes de alegria. Finalmente iriam realizar os seus sonhos de conhecerem coisas novas e diferentes.
E, com a sua varinha mágica balançando suavemente no ar, a linda fadinha falou:
- Simssalabim!! Bim!! Bimm! Realizem-se seus desejos.
No mesmo instante os dois trocaram de lugar e começaram a realizar os seus sonhos.
O novo peixinho-que-era-passarinho começou a nadar para fundo do mar. Conheceu de perto os cavalos-marinho, ouviu o canto das baleias, brincou com os golfinhos, foi até as escuras cavernas do fundo do mar, alimentou-se de plantas, brincou de esconde-esconde nos corais. Encantou-se com tudo.
Já o passarinho-que-era-peixinho ficou encantado com a liberdade de voar. Voava para um lado, para o outro. Subia bem alto e mergulhava bem rápido num vôo só. Sentiu o cheiro das flores, comeu o fruto das árvores, sentiu o calor do sol a aquecer-lhe as asas, brincou com outros animais. Também encantou-se com tudo.
Quando começou a anoitecer, de repente, o peixinho-que-era-passarinho foi vendo de longe aquele clarão no céu. Ficou assustado e começou a pensar: “De onde vem aquela forte luz?”.
No mesmo instante, o passarinho-que-era-peixinho viu por trás das nuvens um brilho amarelo muito forte. Ficou com medo e pensou: “Será que o mar está pegando fogo?”.
Então, conforme haviam combinado, a fada os trouxe para a beira da praia para trocarem de novo de lugar. Quando chegaram lá descobriram que o brilho amarelo era a luz de uma velha conhecida de ambos: a lua. Só que nunca a haviam visto de onde a estavam vendo agora! O peixinho nunca havia visto a lua a partir do céu e o passarinho nunca havia visto a lua a partir do mar. Os dois riram muito com a descoberta.
A fada, antes de fazer sua mágica, perguntou aos seus amigos sonhadores o que haviam achado da experiência. Os dois concordaram que havia sido muito bom, que tinha aprendido muito, mas que gostavam mais de ser do seu próprio jeito, de viver no seu próprio local, pois assim já eram muito felizes. Então, a linda fadinha fez:
- Simssalabim!! Bim!! Bimm! Que cada coisa assuma seu lugar e seja feliz para sempre!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Patrícia,
Muito lindo!
Quantas vezes queremos trocar de lugar, não é?
Quantas vezes pensamos: como seria bom criarmos asas e voarmos com a liberdade de um pássaro.
Vc cada dia escreve melhor, fico encantada com suas histórias.
Beijo grande,
Iza varejão

Anônimo disse...

Esqueci de comentar, seu BLOG está lindo!!!!!!!!!!
bjs,
Iza Varejão

Caleidoscópio disse...

gente! este texto virou um livro, um livro de verdade. ainda bem que o futuro se esconde do presente e, por isoo, vira um presente.